sexta-feira, 22 de julho de 2011

Saiba como descartar eletroeletrônicos corretamente



A reciclagem de produtos eletroeletrônicos já faz parte da agenda ambiental de muitas empresas, e muitos consumidores não sabem disso. Você não precisa mais ficar guardando aquela sucata velha, sem saber o que fazer com ela.
Grandes empresas como Philips, Dell, HP e Itautec já tem programas de reciclagem. Algumas delas vem buscar em sua residência sem nenhum custo como a Dell, outras tem pontos de recebimento de resíduos. Saiba mais pelos websites ou serviços 0800 destas empresas!!
Sem contar que todas as companhias de celulares possuem lixeiras especiais para coletas de celulares e baterias usadas.
Se você tem um produto eletroeletrônico velho, procure descartá-lo corretamente, pois ele poderá ser reaproveitado para reciclagem, e sua disposição final será controlada, diminuindo assim os impactos ambientais que ele causaria pela disposição incorreta.

Árvore com formato de rosto de gente...


quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Importância da Educação Ambiental: Sustentabilidade

Vivemos nos dias atuais uma época de acontecimentos estranhos e fatos inusitados que se manifestam em relação ao clima e ao aparecimento de grandes problemas nas áreas produtivas de alimento do planeta. Tais problemas se devem a maléfica influência do modo de vida que a humanidade escolheu para seguir, que promove uma grande pilhagem dos recursos naturais que nosso mundo tem a oferecer e, por isso mesmo, esse mesmo planeta que nos acolheu, tende a tentar “se livrar” de nossa presença como se fossemos um corpo estranho. Deixamos o planeta fraco e doente e, através de práticas danosas, provocamos a ira da mão natureza e encontramos a encruzilhada de nossas existências. Ou mudamos a forma como exploramos os recursos naturais, e passamos a viver a sustentabilidade ou pereceremos de forma brutal e emersos em nossos próprios resíduos.
Essa mudança de rumos; deverá ser traçada através da implementação de programas capazes de promover a importância da educação ambiental e a importância da adoção de práticas que visem a sustentabilidade e a diminuição de qualquer impacto que nossas atividades venham a ter no ecossistema que nos circunda e mantém. Através de um debate amplo e profundo de nossas necessidades e um correto entendimento de que a forma como atuamos hoje, só nos levará para a destruição e o aniquilamento.
Compreender que aplicando uma política que promova a importância da educação ambiental voltada principalmente para a sustentabilidade já nas escolas primárias, criaremos nas novas gerações a devida mentalidade conservacionista e será muito mais fácil implementar políticas que visem à utilização sustentável dos recursos planetários no futuro. No entanto, é necessário que além da educação ambiental ou sustentabilidade ambiental, às práticas contrárias sejam combatidas e punidas rigorosamente já nos dias de hoje. Unir o empresariado e convencer as grandes corporações e os produtores rurais de que essas práticas não representarão diminuição de lucro para os seus empreendimentos e sim, em muitos casos, a criação de um importante diferencial que poderá alavancar seus negócios e abrir novas oportunidades de obter uma lucratividade ainda maior do que a atual.
Essa prática de convencimento, também se enquadra numa política de educação ambiental voltada para a sustentabilidade. Contudo, o público alvo será muito mais impermeável e reticente quanto à adoção dessas práticas. Tratando-se de gestores e de grandes empresários, apenas a visão de que poderão lucrar ou reduzir custos atuais será capaz de permitir um convencimento eficiente nesse grupo de indivíduos. Da mesma forma, a aplicação de dispositivos punitivos e uma legislação que trate de forma dura e eficiente os abusos; servirá como amparo para inibir os mais insistentes e menos afetos aos novos objetivos.
Muito mais que a simples causa do meio ambiente, a educação ambiental voltada para a sustentabilidade analisa um amplo espectro de fatores que leva em consideração também os indivíduos afetados pelas atividades e ameaças a comunidades sujeitas às conseqüências danosas das práticas predatórias. Assim deve-se também ter em mente que a educação ambiental voltada para a sustentabilidade tem que prever a redução da vulnerabilidade dessas pessoas.

A sustentabilidade



Sustentabilidade Ambiental - O Que É Sustentabilidade Ambiental
A sustentabilidade é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.
Os pontos elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis.
Pode-se exemplificar esse conceito com a medida e com o investimento que vem sido adotado no Brasil com relação ao biocombustível, que por mais que não tenha mínina autonomia para substituir o petróleo, ao menos visa reduzir seus usos. O segundo princípio refere-se ao uso moderado de toda e qualquer fonte renovável, nunca extrapolando o que ela pode render. Em um quadro mais geral, pode-se fundamentar a sustentabilidade ambiental como um meio de amenizar (a curto e longo prazo simultaneamente) os danos provocados no passado. A sustentabilidade ambiental também se correlaciona com os outros diversos setores da atividade humana, como o industrial, por exemplo.
A sua aplicação pode ser feita em diversos níveis: a adoção de fonte de energias limpas está entre as preocupações centrais, algumas empresas tem desenvolvidos projetos de sustentabilidade voltando-se para aproveitamento do gás liberado em aterros sanitários, dando energia para populações que habitam proximamente a esses locais. Outro exemplo de sua aplicação está em empresas, como algumas brasileiras de cosméticos, que objetivam a extração cem por cento renováveis de seus produtos. O replantio de áreas degradadas, assim como a elaboração de projetos que visem áreas áridas e com acentuada urgência de tratamento são mais exemplos que já vêm sido tomados.
Pode-se afirmar que as medidas estatais corroboram perceptivelmente com a sustentabilidade ambiental. Sendo necessário não apenas um investimento capital em tecnologias que viabilizem a extração e o desenvolvimento sustentável, mas também conta com atitudes sistemáticas em diversos órgãos sociais e político.
Como por exemplo, a propaganda, a educação e a lei.
 
 
Conceito de sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, assustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Ações relacionadas a sustentabilidade
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. 
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.

- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
Benefícios
A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Sapiranga - Cidade Maravilhosa

Poluição do Meio Ambiente

As ações do homen no meio ambiente de Sapiranga

As ações do homem no meio ambiente de Sapiranga: problemas e atitudes por uma cidade melhor

A cidade de Sapiranga enfrenta alguns problemas ambientais que foram causados pela forma de viver do homem, tanto aqui como em outros lugares do mundo.
Um deles é o desmatamento. Cerca de 200 anos atrás, em Sapiranga, existia a Mata Atlântica, que cobria todo o território do Vale dos Sinos. Mas, com a chegada dos imigrantes e o crescimento populacional da cidade com o passar dos anos, chegou também o desmatamento. Foram derrubadas árvores para construção de casas, ruas, áreas para plantio e criação de animais e, mais tarde, instalção de empresas. Muitas áreas impróprias foram invadidas, como enconstas de rios e barrancos próximos ao Ferrabraz. Hoje existem leis ambientais que impedem o crescimento do desmatamento em Sapiranga.

Outro problema ambiental da cidade causado pelo modo de viver do homem é a poluição que na cidade foi se desenvolvendo conforme a cidade foi crescendo. Muitas pessoas vieram moram na cidade por causa das fábricas. Tanto as fábricas quanto as pessoas geram poluição através de veículos, lixos tóxicos na água e no ar, além do lixo produzido em casa que se não tiver um destino certo irá poluir as ruas de determinados bairros.

Para ter uma idéia do estrago que causamos ao meio ambiente basta nos lembrarmos da tragédia que ocorreu no Rio dos Sinos há algum tempo, com a mortandade de peixes causada por poluentes tóxicos, resíduos industriais que foram depositados clandestinamente no rio. Foi o maior crime ambiental ocorrido no Rio Grande do Sul nos últimos trinta anos. Morreram mais de um milhão de peixes, o equivalente a 50 toneladas.

Daí pensamos, do que ainda o homem é capaz de fazer por algum dinheiro, ou seja, por ganância?
Precisamos rever nossos conceitos, será que estamos fazendo o bastante pela nossa cidade?
Se olharmos ao redor sempre temos algo a mais a fazer para melhorar o meio em que vivemos.
Só em relação ao último problema que falamos, a poluição das águas, existem várias maneiras que podemos contribuir com a limpeza de nossa água, nosso bem maior.

# Promover ações de educação ambiental que visem a proteção, preservação e recuperação da água e da natureza;
# Estimular o uso inteligente da água através da transmissão de informações e conhecimentos sobre a qualidade da água potável nas escolas e órgãos do meio ambiente;
# Informar, sensibilizar e conscientizar a opinião pública sobre a problemática da água, para que este problema seja pensado por todos;
# Formar agentes que procurem proteger os rios e reservas de água, além de estimular o uso racional dessas reservas;
# Envolver toda a sociedade na busca por ações que respeitem a água, esclarecendo que ela é fundamental para as nossas vidas;
# Coletar, armazenar e recuperar a água já utilizada, para evitar o desperdício;
# Incentivar estudos que apontem as melhores formas de uso das reservas de água;
# Promover leis e políticas públicas de saneamento e educação ambiental.

Além de várias outras formas que você também deve conhecer e repassar aos outros.
Faça a sua parte.
Todos agindo para o bem comum podem mudar a vida no planeta. Começando pela nossa cidade.
Autores: Cristine, Éliton, Kátia, Patric e Silvania

A cidade de Sapiranga enfrenta alguns problemas ambientais que foram causados pela forma de viver do homem, tanto aqui como em outros lugares do mundo.
Um deles é o desmatamento. Cerca de 200 anos atrás, em Sapiranga, existia a Mata Atlântica, que cobria todo o território do Vale dos Sinos. Mas, com a chegada dos imigrantes e o crescimento populacional da cidade com o passar dos anos, chegou também o desmatamento. Foram derrubadas árvores para construção de casas, ruas, áreas para plantio e criação de animais e, mais tarde, instalção de empresas. Muitas áreas impróprias foram invadidas, como enconstas de rios e barrancos próximos ao Ferrabraz. Hoje existem leis ambientais que impedem o crescimento do desmatamento em Sapiranga.

Outro problema ambiental da cidade causado pelo modo de viver do homem é a poluição que na cidade foi se desenvolvendo conforme a cidade foi crescendo. Muitas pessoas vieram moram na cidade por causa das fábricas. Tanto as fábricas quanto as pessoas geram poluição através de veículos, lixos tóxicos na água e no ar, além do lixo produzido em casa que se não tiver um destino certo irá poluir as ruas de determinados bairros.

Para ter uma idéia do estrago que causamos ao meio ambiente basta nos lembrarmos da tragédia que ocorreu no Rio dos Sinos há algum tempo, com a mortandade de peixes causada por poluentes tóxicos, resíduos industriais que foram depositados clandestinamente no rio. Foi o maior crime ambiental ocorrido no Rio Grande do Sul nos últimos trinta anos. Morreram mais de um milhão de peixes, o equivalente a 50 toneladas.

Daí pensamos, do que ainda o homem é capaz de fazer por algum dinheiro, ou seja, por ganância?
Precisamos rever nossos conceitos, será que estamos fazendo o bastante pela nossa cidade?
Se olharmos ao redor sempre temos algo a mais a fazer para melhorar o meio em que vivemos.
Só em relação ao último problema que falamos, a poluição das águas, existem várias maneiras que podemos contribuir com a limpeza de nossa água, nosso bem maior.

# Promover ações de educação ambiental que visem a proteção, preservação e recuperação da água e da natureza;
# Estimular o uso inteligente da água através da transmissão de informações e conhecimentos sobre a qualidade da água potável nas escolas e órgãos do meio ambiente;
# Informar, sensibilizar e conscientizar a opinião pública sobre a problemática da água, para que este problema seja pensado por todos;
# Formar agentes que procurem proteger os rios e reservas de água, além de estimular o uso racional dessas reservas;
# Envolver toda a sociedade na busca por ações que respeitem a água, esclarecendo que ela é fundamental para as nossas vidas;
# Coletar, armazenar e recuperar a água já utilizada, para evitar o desperdício;
# Incentivar estudos que apontem as melhores formas de uso das reservas de água;
# Promover leis e políticas públicas de saneamento e educação ambiental.

Além de várias outras formas que você também deve conhecer e repassar aos outros.
Faça a sua parte.
Todos agindo para o bem comum podem mudar a vida no planeta. Começando pela nossa cidade.
Autores: Cristine, Éliton, Kátia, Patric e Silvania

Administração Popular investe em melhorias na Cetrisa


A Central de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Sapiranga (Cetrisa) acaba de receber uma série de melhorias em sua unidade, financiadas pela Administração Popular. Recentemente, foram feitos o selamento (cobertura de aterros), plantio de grama, leivamento e instalação de drenos de gás. Além disso, o local recebeu a instalação de 21 queimadores metálicos, que são responsáveis por queimar o gás metano, gerado na decomposição do lixo. Os investimentos estão estimados em R$ 315 mil, oriundos dos cofres municipais.


O objetivo da Administração Popular é promover o encerramento do aterro dentro das normas técnicas ambientais. “Além de combatermos acidentes ambientais nas células encerradas, também queremos acabar com o mau cheiro proveniente do lixo, para os vizinhos do local”, destaca o prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor.
De acordo com o presidente da Coopernova (cooperativa responsável pela mão-de-obra da central de reciclagem), Gilberto Pena, as melhorias já estão dando resultados positivos nas imediações, visto que os vizinhos não sofrem mais com o mau cheiro da Cetrisa.
Também acompanhou o prefeito na visita ao local, o secretário de Planejamento Urbano do município, Paulo Pezzi.



Felipe Laux
Coordenadoria de Comunicação
Fone: (51) 9164-4596

O que você pode fazer em sua residência para ajudar o meio ambiente


ÁREA DE SERVIÇO

Substitua sabão em pó por líquido detergente. Para amaciar suas roupas, adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe. Você sabia que pode economizar 75% de energia nas lavadoras de louça e de 80% a 92% nas lavadoras de roupa usando a lavagem a frio? Procure também usar os programas mais econômicos. Não use lavagem a seco. Compre somente peças que você pode lavar pessoalmente. A maioria dos solventes utilizados nas limpezas a seco é tóxica. Se você precisa de lavagem a seco, areje as roupas antes de trazê-las para dentro de casa. Muitas peças que trazem na etiqueta "lavagem somente a seco" podem ser com segurança lavadas com sabão neutro.

COZINHA

Lavando a louça: detergentes comerciais são projetados para produzirem espuma desnecessária. Substitua-os por sabão dissolvido previamente em água quente. Ao cozinhar, coloque tampas sobre as panelas. Prefira as panelas de pressão, coloque-as centralizadas sobre o queimador e regule a chama para que seja menor que a base da panela. Você terá uma economia de 20%. Evite o uso de pratos e copos descartáveis. Eles consomem energia na sua fabricação e aumentam a quantidade de lixo. Prefira produtos de cristal, vidro ou cerâmica. Exija dos fabricantes de geladeiras a certificação 'greenfreeze', que não ataca a camada de ozônio nem aquece o planeta. Não utilize a parte de trás da geladeira para secar panos ou roupas. Mantenha a ventilação adequada do radiador da geladeira, você terá uma economia de 15% de energia.

QUARTO DAS CRIANÇAS

Não deixe brinquedos ligados desnecessariamente. Poupe energia! Você sabia que se consome muito mais energia para fabricar uma pilha que a energia que obtemos dela?. Exija das empresas de construção civil e de móveis a utilização apenas de madeira certificada pelo FSC. Evite objetos feitos de plástico. Eles utilizam petróleo na sua fabricação e são fonte de contaminação do ambiente. BANHEIRO Troque válvulas de descarga por caixas de 6 litros. Ao acionar a válvula de descarga, você gasta de 10 a 30 litros. Já com as caixas externas de 6 litros, você economiza de 4 a 24 litros de água por descarga com o mesmo efeito Arrume as torneiras que estão pingando. Uma torneira pingando desperdiça mais de 40 litros de água por dia Limpando o banheiro: a maioria dos produtos de limpeza traz mais problemas que benefícios por conter cloro, substância extremamente irritante aos olhos, nariz e pele. Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de borax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.

QUARTO

» Na compra de carpetes, evite fibras sintéticas em favor dos materiais naturais como algodão e lã. E compre somente aqueles que não foram tratados com inseticidas, fungicidas e impermeabilizantes.

» Não jogue fora sua mobília. Dê para alguém ou a reutilize.

» Prefira móveis feitos de material reciclado.

» Evite comprar móveis ou outros artigos feitos com madeira da Amazônia. Somente nos últimos quatro anos, 77 mil km2 da floresta foram devastados, uma área maior que os estados do Rio Grande do Norte e Sergipe juntos.

SALA
» Limpando janelas e espelhos: para limpeza de rotina, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.
» Para limpar e desodorizar carpetes e tapetes, misture duas partes de fubá com uma parte de borax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir.

JARDIM
Aranhas - deixe-as em paz. Elas ajudam a controlar outros insetos
Mosquitos - citronela e lavanda são bastante eficientes como repelentes. Use telas protetoras nas janelas e sobre as camas
Ratos e camundongos - mantenha armários e dispensas limpos e fechados. Se não funcionar, use gatos, predadores naturais, ou misture uma parte de gesso com uma parte de farinha e um pouco de açúcar. Pulverize onde os ratos passam, mas cuide que seja longe de animais de estimação ou crianças
Baratas - feche pequenos buracos e trincas ao longo de rodapés, forros e no entorno de canos, torneiras etc. Se necessário, use uma leve camada de borax no piso ao lado de refrigeradores, armários e fogão. Refaça a camada se esta se tornar úmida ou se perder a eficácia

LIXO
Ao ir à feira ou ao mercado, leve uma sacola. Você estará diminuindo a quantidade de plásticos jogados ao meio ambiente
O vidro é responsável por 3% do lixo residencial do país. Reutilize-o ou recicle-o
Evite o consumo de bebidas em garrafas PET. Estas são uma das principais causas de enchentes nas grandes cidades
Tire seu nome do mailing de empresas que enviam correspondências que não interessam. Evite a derrubada de mais árvores

TRANSPORTE
Antes de usar o carro, pense se você não pode ir de ônibus, de bicicleta ou mesmo andando. Os veículos são responsáveis por pelo menos 50% da poluição nas grandes cidades. Em São Paulo este número chega a 90%.
Dê carona. Quatro pessoas num carro é melhor que quatro carros com uma pessoa. Pense no ar que você respira, e ainda leva de brinde 80% de economia!
Se usar o automóvel, mantenha-o em boas condições de uso. Revise periodicamente a pressão dos pneus, o alinhamento das rodas, o estado do filtro de ar, da carburação ou sistema de injeção, velas de ignição etc;
Se realmente tiver que comprar um carro, escolha o que melhor se adeqüe às suas necessidades e consuma menos combustível. Se optar por um modelo com ar condicionado, pergunte se o sistema usa CFC ou HFC, se sim, não compre.

CONSTRUÇÃO

Amianto - Substância cancerígena ainda comercializada no país, principalmente em caixas d'água e telhas de fibro-cimento. Procure alternativas para evitar danos à saúde, inclusive dos trabalhadores que construírem a habitação.

Vernizes - Todos os vernizes líquidos emitem gases tóxicos durante a secagem, às vezes por meses a fio. Evite o uso destes líquidos. Se absolutamente necessário, use os de poliuretano de dois componentes e mantenha forte ventilação enquanto os odores estiverem presentes.

Pintura - Quando disponível, procure tintas com formulação não tóxica. Se não, use tinta a base de água em vez de tintas com solventes para diminuir as emissões de gases tóxicos e permitir a limpeza com água. Na remoção de pinturas envelhecidas, use lixa e areia até o limite do possível para evitar o uso de solventes, e não se esqueça de usar máscara protetora. Para remover tinta de pincéis, envolva-os com tecido embebido em vinagre, ferva por alguns minutos e depois lave com sabão e água.

Compensados e aglomerados de madeira - Use madeira maciça sempre que possível. Formaldeídos emitidos por compensados e finas partículas emitidas por aglomerados são importantes fontes de contaminação do ambiente doméstico. Estes materiais devem ser sempre que possível selados para diminuição das emissões. E lembre-se, a indústria da madeira é talvez a maior força de destruição das nossas florestas, por isto, só compre madeira com certificado de qualidade ambiental fornecido pelo FSC - Forest Stewardship Council.

ALIMENTAÇÃO

» Diga não aos transgênicos, utilize as informações em suas compras e as divulgue entre amigos, vizinhos, parentes e comunidade;

» Não compre produtos importados da Argentina, Estados Unidos e Canadá que contenham milho ou soja;

» Caso compre produtos com ingredientes de milho ou soja, mesmo os nacionais, entre em contato com a empresa responsável (por e-mail ou ligue para os Serviços de Atendimento ao Consumidor - SAC's) para saber se existe o controle ou certificação de produto ou matérias-primas livres de transgênicos. Peça uma cópia destes documentos;

» Dê preferência a produtos orgânicos e de origem conhecida;

» Exija dos estabelecimentos onde realiza suas compras (mercearias, padarias, supermercados) os atestados de produtos livres de transgênicos;

» Informe-se sobre os riscos dos transgênicos em sua alimentação e sobre seus direitos de escolha e informação.

Fonte: Greenpeace Brasil

terça-feira, 5 de julho de 2011

Eu e a Educação Ambiental


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SECAD/UAB/UFPEL


 MARIA PAULA ZAMIN TÉER

EU E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Vivemos nos dias atuais uma época de acontecimentos estranhos e fatos inusitados que se manifestam em relação ao clima e ao aparecimento de grandes problemas nas áreas produtivas de alimento do planeta. Tais problemas se devem a maléfica influência do modo de vida que a humanidade escolheu para seguir, que promove uma grande pilhagem dos recursos naturais que nosso mundo tem a oferecer e, por isso mesmo, esse mesmo planeta que nos acolheu, tende a tentar “se livrar” de nossa presença como se fossemos um corpo estranho. Deixamos o planeta fraco e doente e, através de práticas danosas, provocamos a ira da mão natureza e encontramos a encruzilhada de nossas existências. Mudamos a forma como exploramos os recursos naturais, e passamos a viver a sustentabilidade ou pereceremos de forma brutal e emersos em nossos próprios resíduos.
Essa mudança de rumos deverá ser traçada através da implementação de programas capazes de promover a importância da educação ambiental e a importância da adoção de práticas que visem a sustentabilidade, diminuindo  qualquer impacto que nossas atividades venham a ter no ecossistema este que nos circunda e mantém. Através de um debate amplo e profundo de nossas necessidades e um correto entendimento de que a forma como atuamos hoje, só nos levará para a destruição e o aniquilamento.
Compreender que aplicando uma política que promova a importância da educação ambiental voltada principalmente para a sustentabilidade já nas escolas primárias, criaremos nas novas gerações a devida mentalidade conservacionista e será muito mais fácil implementar políticas que visem à utilização sustentável dos recursos planetários no futuro. No entanto, é necessário que além da educação ambiental ou sustentabilidade, às práticas contrárias sejam combatidas e punidas rigorosamente já nos dias de hoje. Unir o empresariado e convencer as grandes corporações e os produtores rurais de que essas práticas não representarão diminuição de lucro para os seus empreendimentos e sim, em muitos casos, a criação de um importante diferencial que poderá alavancar seus negócios e abrir novas oportunidades de obter uma lucratividade ainda maior do que a atual.
Essa prática de convencimento, também se enquadra numa política de educação ambiental voltada para a sustentabilidade. Contudo, o público alvo será muito mais impermeável e reticente quanto à adoção dessas práticas. Tratando-se de gestores e de grandes empresários, apenas a visão de que poderão lucrar ou reduzir custos atuais será capaz de permitir um convencimento eficiente nesse grupo de indivíduos. Da mesma forma, a aplicação de 
dispositivos punitivos e uma legislação que trate de forma dura e eficiente os abusos, Servirá como amparo para inibir os mais insistentes e menos afetos aos novos objetivos.
Muito mais que a simples causa do meio ambiente, a educação ambiental voltada para a sustentabilidade analisa um amplo espectro de fatores que leva em consideração também os indivíduos afetados pelas atividades e ameaças a comunidades sujeitas às consequências danosas das práticas predatórias. Assim deve-se também ter em mente que a educação ambiental voltada para a sustentabilidade tem que prever a redução da vulnerabilidade dessas pessoas.

POLO DE SAPIRANGA

GRANDE ABRAÇO A TODOS E CONTO COM SUAS COLABORAÇÕES
 FIQUEM COM AS BENÇÃOS DE DEUS.